segunda-feira, 25 de maio de 2009

Homens: cuidem de sua alimentação


Geralmente somente depois do aparecimento de alguma doença, como colesterol elevado, triglicérides elevado, diabetes e outras é que os homens se preocupam em cuidar da sua alimentação


Alguns procuram se cuidar por estética, outros poucos pela saúde, mas o sedentarismo e a má alimentação ainda estão muito presentes na população masculina. Segundo a Pesquisa de Fatores de Risco, realizada no país em 2002-2003, os níveis de inatividade física em homens e mulheres ficaram entre 24 a 54%, dependendo das cidades brasileiras.

É difícil encontrar alguém realmente disposto a emagrecer e mudar seus hábitos alimentares, simplesmente para ter saúde. Um levantamento feito pelo Hospital Albert Einsten, com 4000 empresários nos dois últimos anos, observou que 71% deles está


acima do peso. Este levantamento foi realizado com um grupo específico, mas levando em consideração também os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE em 2003, 41% da população masculina está com com excesso de peso e obesidade.

“Por que não mudar os maus hábitos aos poucos, com adaptação de corpo e mente de forma gradativa e para o resto da vida?”

Os motivos apresentados pelos homens em geral são os seguintes: almoçam em restaurantes, alguns a trabalho, levam clientes da empresa e torna-se difícil escolher o que comer. Com relação ao sedentarismo, muitos trabalham o dia inteiro sentados, chegam tarde em casa, cansados e não sobra tempo para a prática de exercícios.

Mas com este estilo de vida, o aumento de doenças relacionadas ao sedentarismo e a má alimentação cresce a cada dia, sendo obrigatório tomar uma posição mais drástica. Por que não mudar os maus hábitos aos poucos, com adaptação de corpo e mente de forma gradativa e para o resto da vida?

Podemos citar algumas doenças encontradas nos homens e a sua relação com a alimentação:

Câncer de próstata

Em estudos realizados em 2002 pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, descobriu-se que homens que ingeriram dietas com baixo teor de gordura, menos que 30% das calorias consumidas diariamente, tiveram a metade do risco de câncer em estágio tardio do que homens que consumiam mais gordura. Em outro estudo realizado na Universidade de Harvard, verificou-se que a ingestão abundante de tomate e seus derivados, pode reduzir 35% os riscos de câncer de próstata, devido as grandes quantidades de licopeno presente nestes alimentos.

Cálculo renal

Também conhecida como pedra no rim, é uma desordem causada por uma estrutura cristalina que se forma nas várias partes do trato urinário: rim, ureter ou bexiga. Causas mais comuns e fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, ligados à nutrição: desidratação, alterações do metabolismo (cálcio e ácido úrico), doenças intestinais, etc.

Cirrose

A cirrose é uma doença crônica, no qual o fígado vai se degenerando. Uma das principais causas é o consumo excessivo e freqüente de bebida alcoólica. No tratamento é essencial excluir este tipo de bebida. É importante também ter uma alimentação adequada com relação aos nutrientes. A proteína é importante para a produção de células novas, porém se o consumo for excessivo pode sobrecarregar o fígado. Os carboidratos são fundamentais, para o fornecimento de energia e manutenção do organismo. Um dos sintomas da cirrose é a retenção de líquidos, neste caso é indicado beber água e diminuir o consumo de sal.

Impotência sexual e diabetes

A diabetes pode ser uma das principais causas físicas da impotência. Isto pode ocorrer, pois a maioria dos diabéticos sofrem de problemas circulatórios. A má circulação sanguínea pode atingir a região peniana, com isso as artérias envolvidas no processo tornam-se incapazes de conduzir o sangue adequadamente pelo pênis até o nível necessário para o intumescimento do órgão, provocando o distúrbio erétil.

A diabetes é uma doença que deve ser devidamente tratada e supervisionada por um médico e nutricionista, já que suas complicações podem ser sérias. Uma alimentação balanceada fornece os nutrientes adequados, evita a obesidade e controla a glicemia, evitando assim, as complicações desta doença.

Estas e outras ocorrências como colesterol elevado, triglicérides elevado e hipertensão arterial são doenças que podem ser prevenidas através de hábitos alimentares saudáveis e prática freqüente de atividade física, entre outros hábitos saudáveis. Comece já a cuidar de sua saúde.





Coluna assinada por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet,
formada pela Universidade Católica de Santos
CRN-3 14.113

Nenhum comentário:

Arquivo do blog