domingo, 19 de julho de 2009

Moda de Viola

"A moda de viola é uma expressão da música caipira brasileira que se destaca como sendo seu maior exemplo, entre outros ritmos e estilos formados a partir das toadas, cantigas, viras, canas-verdes, valsinhas e modinhas, trazidos pelos europeus.
Com uma estrutura que admite solos de viola e versos longos, intercalados por refrões, com letras extensas e que contam fatos históricos bem como acontecimentos marcantes da vida das comunidades onde são feitas, as modas de viola ganham vida independente do catira.
Deu origem a vários outros ritmos como a música caipira, música sertaneja, música de raiz, dentre outras." ( Wikipédia)


Eu sou do interior do Paraná, e lá era comum o despertar ao som da viola... e eu aprendi a apreciar essa arte nativa! Fico muito saudosista quando escuto essas músicas... É interessante ver como cada região do país tem seus gostos e suas preferências musicais. Aqui no sudeste, onde eu imaginava que a preferência musical seria o samba, me enganei. Ouvem muito o Funk (aargh), que eu sinceramente detesto; o ritmo é hipnótico e as letras são amorais. Por isso tudo, sinto saudade da minha terra,
das comidas, do frio, da música...







"A Moda de Viola é a célula mãe da música caipira"

Nenhum comentário:

Arquivo do blog