quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Tarzan

As Aventuras de Tarzan
1921

Tarzan é um personagem de ficção criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs no romance Tarzan of the Apes, de 1912. O personagem apareceu em mais vinte e quatro livros e em diversos contos avulsos, além de filmes , desenhos animados e histórias em quadrinhos.

Tarzan é filho de ingleses, porém foi criado por macacos "mangani" na África, depois da morte de seus pais. Seu verdadeiro nome é John Clayton III, Lorde Greystoke. Tarzan é o nome dado a ele pelos macacos e significa "Pele Branca". É uma adaptação moderna da tradição mitológica- literária de heróis criados por animais. Uma destas histórias é a de Rômulo e Remo, que foram criados por lobos e posteriormente fundaram Roma.

Weissmuller (1932) é o responsável por emitir, pela primeira vez, o famoso grito de vitória de Tarzan. Esse grito, que seria reproduzido por todos os Tarzans subsequentes, não passa de uma hábil mixagem dos sons de um barítono, uma soprano e de cães treinados.

Em Paris, uma exposição promove concurso de imitação do grito do Tarzan. Quem imitar melhor o grito do personagem ganha uma viagem à África. A exposição em cartaz no Museu de Paris, tem arte indígena e cultura de civilizações de várias partes do mundo.

Alguém se habilita?

Um comentário:

Anônimo disse...

Hey have a great day...

Arquivo do blog