domingo, 4 de outubro de 2009

Quais São os Seus Mantras?


A Tucha do 50 Possibilidades trouxe essa interessante reflexão sobre a música e seus benefícios. Resolvi então compartilhar com todos vocês o post e a minha opinião:

-A música apesar de não ser classificada como essencial a sobrevivência humana, não há quem viva sem ela, salvo os que são impedidos fisicamente. Todos os povos, em todas as regiões do planeta utilizam e usufruem da música!
Apesar de ser considerada hoje em dia como mero entretenimento, a música não é de maneira nenhuma inofensiva! Ela influencia em todas as áreas do ser humano: física, mental, emocional e espiritual!

-Física: acelerando ou acalmando os batimentos cardíacos
-Mental: as ondas sonoras interferem nas ondas cerebrais
-Emocional: ela pode nos levar desde a euforia até as lágrimas
-Espiritual: a letra da música nos influencia moralmente

Não é a toa que ela é largamente utilizada por estadistas e religiões em geral!
A música de um povo, diz muito sobre ele...
Diante de tudo isso, deixo aqui a pergunta da Tucha:
"Quais são os seus Mantras?"

"Mantras Baianos"

A palavra mantra vem do idioma sânscrito, Man, mente - Tra, alavanca. Na cultura oriental, eles são como orações, entoados para facilitar a concentração durante a meditação, energizar, adormecer ou acordar. São usados no hinduísmo, e nas diversas linhas do budismo, escritos em sânscrito, em tibetano e em japônes. Já tentei, mas pra mim não funcionou repetir palavras que não compreendo o significado, não me trouxeram força, não me alavancaram.

Daí achei incrível a idéia de Aninha Franco numa crônica na Muito (revista dominical do jornal baiano A Tarde), trazendo o Raul Seixas como um criador de mantras mágicos. Fiquei "viajando", identificando outros mantras baianos, versos de músicas que ajudariam a enfrentar a vida com energia e força, ou, pelo menos com mais humor e alegria.

Começo com um dos mágicos de Raul, que Aninha chama de mantra da leveza mental, segundo ela, explica a possibilidade de dormir lagarta e acordar borboleta. "Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

Nos dias em que a tristeza chega sorrateira invadindo o coração, entôo dois mantras de Caetano: “Mas uma coisa acontece agora em mim, cantando eu mando a tristeza embora”, e "Ser feliz, o melhor lugar é ser feliz, o melhor é ser feliz, onde estou, não importa tanto aonde vou, o melhor é ter amor”. Eles fazem abrir o chacra da alegria (será que existe?), um sorriso aberto e franco.

Para saudar o dia em sua caminhada, também uso versos de Caetano:

Todo dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia

Fim da tarde a terra cora e a gente chora porque finda a tarde

Quando a noite a lua mansa a gente dança venerando a noite

Na mesma linha contemplativa, agora para cantar à beira mar, versos do Buda Nagô, Dorival Caymmy. "O mar quando quebra na praia, é bonito, é bonito."

Naqueles dias em que a vida embola, tudo parece confuso, parecemos estar no olho do furação, acredito que cabe um mantra dançante do Gil:


Vida,
Vida,é assim
Vida é assim
Vida humana
Vida é alegria
Vida me dá prazer
Vida é a luz do dia
Vida vadia
Vida é o amor
Vida é cor e confusão
Vida é som e paixão
Vida é alegria
Vida me dá prazer
Vida é a luz do dia
Vida vivida
Vida é o amor
Vida é cor e confusão
o sagrado, da força do divino
Vida é som e paixão

Mantra ou não,
a música nos aproxima da natureza,
nos eleva ao sagrado.
E você, quais são os seus
mantras?



Fonte: 50 Possibilidades

Nenhum comentário:

Arquivo do blog