quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Parque Nacional Altos da Mantiqueira



Para quem não reconhece a paisagem abaixo, este é do Maciço dos Picos Marins e Itaguaré (2.421 metros de altura) em território paulista, nos municípios de Piquete e Cruzeiro, distante somente 200 km da capital. Entre os dois maiores centros urbanos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, inserida totalmente no Bioma da Mata Atlântica está a Serra da Mantiqueira.
Uma região única, de inquestionável prioridade para a conservação da natureza e que vem sendo degradada desde o descobrimento do nosso país.

Agora, depois de anos de ocupação desordenada, a Serra da Mantiqueira tem a chance de preservar um pouco de sua riqueza, somando às UCs já existentes na região um novo Parque Nacional: o Altos da Mantiqueira.
O processo de criação encontra-se em fase consultiva, momento em que a sociedade é convocada a manifestar sua opinião.

Para que o Parque Nacional Altos da Mantiqueira seja criado precisamos do seu apoio.
Para apoiar é simples: Envie um email para consultapublica@icmbio.gov.br e exerça sua cidadania. A hora é essa, se lamentar depois não vai mudar nada.


A primeira consulta pública será no dia 8/12 (terça-feira), às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de São José dos Pinhais (Rua Veríssimo Marques nº 699, Centro). A segunda ocorre no dia 9/12 (quarta-feira), também às 18h, no salão paroquial da Igreja Matriz de Guaratuba (Avenida 29 de abril nº 51, Centro). A terceira consulta está marcada para as 16h do dia 10/12, no Teatro Municipal de Antonina (Rua Dr. Carlos Gomes da Costa s/n, Centro).

3 comentários:

Andressa de Souza disse...

Vídeo sobre o Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira!

http://www.youtube.com/watch?v=tSZFEZ1ZSfE

Abraços,


Andressa

Anônimo disse...

Cara Carlucha, O código Florestal é de 1965 e já protegia essas áreas, porém o governo nunca conscientizou a população disso, agora querem enfiar guela abaixo. faça um exercicio, se ponha na condição de um proprietário de terra que vive lá há ´seculos e derrepente vem alguém e te manda embora, vc fica sem casa, sem comida, sem trabalho,sem dignidade e ainda é taxado de destruidor da natureza. saia da frente do computador e vá até lá e viva como eles, vc vai mudar de opinão

Geraldo C; Meirelles, Pedrinhas, Guaratinguetá disse...

Carlucha,
exclua de sua página qualquer mençlão à criação do PARNA da Mantiqueira, espelhe-se no que diz o "anônimo" que lhe contatou em 21/12/09, inteiresse melhor do assunto para lutar contra esse projeto megalonomo e inviável, o qual poderia provocar uma convulsão social nas áereas e municípios do entorno da imensa área que constitui os altos da Mantiqueira.
Geraldo C. Meirelles
Bairro das Pedrinhas
Guaratinguetá

Arquivo do blog