quarta-feira, 28 de abril de 2010

Profeta Gentileza

Murais do Profeta Gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju, no Rio, que serão restaurados (Foto: Tasso Marcelo/Agência Estado)

Patrimônio artístico-cultural do Rio, os murais com as palavras do profeta Gentileza serão restaurados por uma equipe da Universidade Federal Fluminense (UFF). A restauração faz parte do projeto "Rio com Gentileza", que tem a finalidade de desenvolver ações para a recuperação da obra do profeta.
As palavras de José Datrino, o profeta Gentileza, que exaltavam o amor e a bondade, foram escritas em algumas pilastras da cidade do Rio. Com o passar do tempo, as cores foram dando lugar às pichações e aos descascados das paredes. As pilastras restauradas serão as do Viaduto do Caju, na Zona Portuária do Rio.
No dia 6 de maio, haverá o lançamento do projeto, na Rodoviária Novo Rio, a partir das10h. O objetivo é que sejam restauradas 56 pilastras, num prazo de oito meses.

Livro Urbano
À frente do projeto está Leonardo Caravana Guelman, arquiteto e professor da UFF. Ele também participou da primeira restauração das pilastras, em 2000, e acredita que a ação é essencial para a cidade do Rio." Esta ação é uma forma de humanizar a cidade, as obras do Gentileza precisam ganhar vida," disse Leonardo.
Segundo Leonardo, o profeta Gentileza escreveu propositalmente suas palavras e pensamentos na entrada da cidade. "É um livro urbano na entrada da cidade, este precisa ser lido por todos", disse.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog