quinta-feira, 20 de maio de 2010

Música Para Conscientizar

8gols.jpg
Oito cantores e dois instrumentistas
participaram da música que servirá de apoio 
aos ODM durante a Copa

A canção 8 Gols Para a África será uma das aliadas na divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) durante a Copa de 2010. Parte da campanha que carrega o mesmo nome, a música ganhou o apoio de cantores africanos, um videoclipe e a ajuda de voluntários de todo o mundo para espalhar responsabilidade em meio a festa esportiva.
Escrita pelo queniano Eric Wainaina e musicada pelo compositor Jimmy Dludlu, a canção foi gravada por artistas de diferentes partes do continente – alguns deles, já engajados na luta pelos ODM em seus países. 
Yvonne Chaka Chaka (África do Sul), Angelique Kidjo (Benin), Oliver Mutukudzi (Zimbabué), Mingas (Moçambique), HHP (África do Sul), Baba Maal (Senegal), e Soweto Gospel Choir (África do Sul) foram os demais cantores que emprestaram suas vozes para a campanha. Além deles, Hugh Masekela (África do Sul) completou o time dando a sua contribuição para a parte instrumental da composição.

8gols-4.jpg

Cada verso da canção traz uma mensagem relativa a cada um dos objetivos. Em suas estrofes, ela aborda assuntos como combate a doenças, pobreza, fome e mortalidade infantil até 2015: “Nós temos o poder nessa hora/ Para decidir que não perderemos mais crianças de menos de cinco anos/ Que cresceremos e viveremos para vê-las até os 80 anos/ E ver os filhos de seus filhos”, diz um trecho.
Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), só na última edição do torneio, na Alemanha, esses espaços da Fifa, entidade máxima do futebol, foi registrada a presença de mais de 10 milhões de pessoas. Durante o Mundial, o clipe da campanha será reproduzido nos telões dos locais onde ocorrerão os jogos e em eventos de grande interesse público.

8gols-2.jpg

“Na luta contra a pobreza não pode haver espectadores”, afirma Helen Clark, administradora do PNUD na áfrica do Sul. “Todos temos um papel a cumprir nos ODM, que, se atingidos, vão melhorar a qualidade de vida de centenas de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento”, completa Helen.
No site da iniciativa é possível conhecer mais sobre a campanha e os objetivos, e até mesmo conferir a letra completa da canção.


8 Goals For Africa from 8 Goals For Africa on Vimeo.

Via Ecodorg

Um comentário:

josé roberto balestra disse...

Carlucha, que coisa linda esse vídeo, menina!!

Não há como ficar com os pés parados. Melodia e harmonia um primor, coral encantador, a levada, o balanço, que coisa!!!
À letra só não se sensibiliza que não tiver coração batendo no peito...

De fato, a Copa 2010 é o momento ideal mesmo pra imprimir uma conscientização maior do mundo acerca do cruel sofrimento e do extermínio de crianças que vem se dando não só nas guerrilhas tribais da África, mas dissimuladamente em todo o mundo, INCLUSIVE NESTE BRASIL TÃO BONITO, mas tão omisso quando se trata de práticas efetivas para combater esse tipo triste de coisa.

Carlucha, parabéns por ser uma conterrânea tão consciente de que o mundo precisa mesmo de todos nós.
abs

P.S.: só lhe refrescando a memória conterrânea: a "Praça da Xícara", em Pvi, chama-se Praça Sinval Reis, recordou agora?

Recorde aqui: http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/small/24737832.jpg

E aqui uma novidade que, creio, você desconhece:
www.paranavaianos60.com

Acesse pra ver.

Arquivo do blog