quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Baião


O Baião é uma dança cantada.

Criação nordestina, resultante da fusão da dança africana com as danças dos nossos indígenas e a dos portugueses colonizadores, refletindo na sua composição o caldeamento destas três raças. O Baião, era anteriormente conhecido como Baiano, por influência do verbo “baiar”, forma popular de bailar, baiar, baio (baile).

O baião utiliza os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, sanfona, triângulo, flauta doce e acordeon. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida.
Em fins do século XIX já era conhecido no interior nordestino, sendo executado em sanfonas pelo sertão. Restrito e esquecido no interior nordestino, o baião chegaria à música popular brasileira urbana através da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Em 1946 foi gravado o primeiro baião, "Baião", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, cuja letra diz:

"Eu vou mostrar pra vocês/
Como se dança o baião/
E quem quiser aprender/
É só prestar atenção"



BAIÃO DE DOIS
Reza a lenda que a origem do "Baião de Dois" é a junção da criatividade do pessoal com a fome. Após um Forró, como não tinham nada preparado para comer, resolveram juntar todos os ingredientes num prato só, como se fosse um virado nordestino!


Enquanto prepara o baião de dois, uma cozinheira e cordelista de Natal aproveita para passar a receita através de versos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog