quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia da Animação




 Dossiê Rê Bordosa


Os livros de história do cinema apontam 28 de dezembro de 1895 como a data da primeira exibição cinematográfica, pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. É mentira. Os Lumière foram pioneiros no uso da película cinematográfica para registrar imagens do mundo real. A verdade é que três anos e dois meses antes, um filme fora exibido pela primeira vez: em 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud apresentara seu Pauvre Pierrot no Museu Grévin, em Paris. Era o primeiro filme de animação da história. E, antecipando a tecnologia usada até hoje, sua película tinha perfurações que lhe permitiam rodar com alguma precisão.

Em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação resolveu homenagear Reynaud, e escolheu 28 de outubro como o Dia Internacional de Animação, comemorado a cada temporada em centenas de lugares pelo mundo. 

A programação de todas as cidades brasileiras pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br.


A mostra oficial do Dia Internacional da Animação inclui curtas nacionais e estrangeiros. Entre os primeiros está, por exemplo, Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, que, por meio da técnica de stop motion constrói um suposto documentário sobre os motivos que teriam levado o quadrinista Angeli a “assassinar” sua mais célebre criação.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog