sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação


Hoje é o Dia Mundial da Alimentação. A data foi criada em 1945 para comemorar a fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e também com o objetivo de conscientizar a humanidade sobre as milhares de pessoas que passam fome, cerca de 20 milhões no mundo. Além da desnutrição, a data atualmente é utilizada por profissionais de saúde e nutrição e o poder público, para despertar e fomentar campanhas de alimentação saudável. Essa nova atividade ocorre porque foram adotados hábitos alimentares na vida moderna, que têm promovido o aumento de pessoas com sobrepeso e obesidade.

Manter uma alimentação correta é garantia de qualidade de vida e saúde. Não é preciso proibir alimentos ou fazer pratos difíceis no dia-a-dia: o segredo é o bom senso.



Canelone de Cenoura

Ingredientes:

- 1 litro de caldo de legumes (receita abaixo)
- 6 cenouras grandes descascadas e cortadas pedaços de +/- 8 cm cada (no sentido da largura)
- 150 g de queijo Minas curado ralado
- 200 g de requeijão cremoso
- 50 g de queijo tipo gorgonzola
- 40 ml de leite
- 1 colher (chá) de salsinha picada
- 1 colher (chá) de sálvia picada
- 1 colher (sopa) de manjericão picado
- sal

Modo de Preparo:

Numa panela em fogo alto, coloque caldo de legumes e cozinhe as cenouras por +/- 15 minutos ou até que fiquem macias. Com auxílio de uma faca pequena (ou descaroçador de maçã), retire o miolo, com o cuidado de não danificar a cenoura. Reserve. Numa tigela, com auxílio de um garfo, amasse queijo Minas curado ralado, requeijão cremoso, queijo tipo gorgonzola e leite. Misture salsinha picada, sálvia picada, manjericão picado, sal a gosto. Recheie os canelones de cenoura com a pasta de queijo. No fundo de uma travessa, disponha o molho de sua preferência e por cima coloque os canelones de cenoura recheados. Leve em forno pré-aquecido a 200º C por 25 minutos.

Caldo de legumes

Ingredientes:

• 1 cebola média picada
• 1 dente de alho
• 1 cenoura média em rodelas
• 2 colheres de sopa de manteiga (ou 1 colher de manteiga e outra de óleo)
• 2 tomates sem a pele
• 3 talos de aipo
• Sal a gosto
• 1,5 l de água

Modo de Fazer:

Coloque a manteiga em uma panela, quando derreter junte a cebola e o dente de alho. Frite-os até dourarem, retire o dente de alho para não ficar com gosto demasiadamente acentuado. Junte o aipo e os tomates, refogue-os até que os tomates se desmanchem. Coloque água, sal e as cenouras em rodelas. Cozinhe durante 30 minutos.

Benefícios da Cenoura:
A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões. Crua, ralada e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores.

Propriedades Nutricionais:
É rica em Beta-caroteno (que no organismo transforma-se em Vitamina A),Vitamina C, Vitamina E e Fibras. Possui, ainda, Flúor, Magnésio, Ferro, Cálcio, Fósforo, Potássio, Arsênico, Cobalto, Iodo, Manganês e Silício.

Como Comprar:
Deve-se escolher cenouras lisas, firmes, sem irregularidades ou rugas e cor uniforme (manchas verdes dão sabor forte e desagradável)

Como Armazenar:
A cenoura, quando conservada em geladeira, pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas.

Como Preparar:
A cenoura é um dos legumes que se conserva por longo tempo, e seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog