terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sergio Roberto de Oliveira

Nascido em 1970, no Rio de Janeiro, Sergio Roberto de Oliveira vem atuando tanto na música erudita como na popular, como compositor, arranjador, produtor e instrumentista.

Formado em composição pela Uni-Rio, estudou com compositores como César Guerra-Peixe, Dawid Korenchendler, Vânia Dantas Leite, Tato Taborda, entre outros. Tem recebido diversas encomendas de músicos brasileiros e do exterior, como Laura Rónai, Nicolas Souza Barros, Trio Syrinx, Tom Moore, Tracy Richardson, etc. Mais recentemente, recebeu encomenda da violinista americana Lisa Brooke, para um projeto envolvendo a Handel and Haydn Society, em Boston (EUA). A estréia dessa obra, para violino e flauta, ocorreu em maio de 2003, com a presença do compositor apresentando comentários sobre a obra, e foi aplaudida entusiasmadamente de pé por toda a platéia.

É um dos membros e criadores do grupo de compositores Prelúdio 21. Além dos concertos do grupo, sua obra tem sido apresentada em concertos importantes no Brasil e no exterior, como na Bienal de Música Contemporânea, no Panorama da Música Brasileira Atual e no The Composers´ Ensemble at Princeton, onde tem tido suas obras executadas por 3 anos consecutivos. Sua obra "Suíte para Cordas"(1995) foi premiada no II Concurso Nacional de Composição Cidade do Rio de Janeiro, promovido pela Rio-Arte, e sua obra "Circus Brasilis" (1999) foi gravada num CD ao lado de obras de compositores da Princeton University.

O violonista Armildo Uzeda executa o Baião, da Suíte Imaginária do compositor Sérgio Roberto de Oliveira.

Apresentação do Trio para flautas No. 1 no lançamento do CD "Sem Espera", com obras para flauta de Sergio Roberto de Oliveira, no Teatro B do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 11 de novembro de 2006. Intérpretes: Trio Rónai - Maria Carolina Cavalcanti (ao centro), Rudi Garrido (à direita) e Ana Paula Cruz (à esquerda).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog