domingo, 15 de novembro de 2009

Villa-Lobos em Festival

Heitor Villa-Lobos
47º FESTIVAL VILLA-LOBOS
de 6 a 28 de novembro de 2009

Rio de Janeiro-RJ

A 47ª Edição do Festival Villa-Lobos promete ser especialíssima. A propósito do cinqüentenário de morte do compositor (ocorrida em 17 de novembro), o festival assume proporções inéditas, abrangendo as diversas faces da obra de Villa-Lobos, suas múltiplas influências e seu interesse maior na cultura brasileira. Os concertos se associam a espetáculos de dança e filmes (que usaram a música de Villa como trilha sonora), espalhando-se por espaços culturais privilegiados até o dia 28 de novembro.

Entre os destaques da programação, iniciada na última sexta com um concerto da Petrobrás Sinfônica (executando as Bachianas Brasileiras no.3 e a Sinfonia no.3, de Prokofiev), está o ciclo Paris de Villa-Lobos, realizado pela Sala Cecília Meireles. Os sete concertos enfocam as composições escritas e apresentadas por Villa em Paris, durante os anos 20 e 30, além de compositores ouvidos que impactaram a sua obra, como Stravinsky, Poulenc, Roussel, Milhaud e Prokofiev, na citada sinfonia. Na linha de frente, dois conhecedores e intérpretes maiores da música de Villa, os maestros Ricardo Rocha e Roberto Duarte, que lança ainda “Villa-Lobos Errou?”, um livro essencial para iluminar o processo de criação musical do compositor. Os talentos especiais dos pianistas Sonia Rubinsky, Sérgio Monteiro, Linda Bustani, Eduardo Monteiro, do Quinteto Villa-Lobos e do maestro Marcelo Lehninger completam a programação primorosamente selecionada.



Sonia Rubinsky interpreta a Dança do Índio Branco, do Ciclo Brasileiro (1936) em recital realizado em fevereiro de 2008 no Conservatório de Jerusalém:



O pianista Sérgio Monteiro interpreta A Prole do Bebe I em recital na Sala Cecilia Meireles (junho de 2008):



Programação Completa:  47° Festival Villa-Lobos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog